Acic

Sobre a Acic:

“No dia 18 de junho de 1944, um grupo de empresários de Criciúma reunia-se para criar uma entidade que os representasse. A exemplo do que já vinha acontecendo em algumas capitais do Brasil, Criciúma queria ter uma associação comercial, com o papel de buscar novos horizontes e perspectivas econômicas a uma Criciúma que crescia pela demanda do carvão produzido na região.

A cidade crescia a partir da praça Nereu Ramos, onde mais tarde a ACIC ganharia sua sede. O comércio girava em torno da praça, onde em 1917 fora edificada a igreja São José. Em 1932 foi criado o Hospital São José, e em 1932 o primeiro grupo escolar e em 1937 o primeiro telefone. A Comarca da cidade também datava de 1944.

Os empresários da cidade, que movimentava sua economia pela extração do carvão, buscavam agências bancárias e necessitavam de uma estrutura comercial para que as empresas instaladas tivessem força para crescer. Então, no dia 18 de junho de 1944, lideranças políticas, empresariais e convidados assinaram a ata de fundação da Associação Comercial de Cresciúma. A assembleia foi presidida pelo então prefeito, Elias Angeloni, e o local escolhido foi o cine Rovaris.”

Conheça o site da ACIC

TOPO